ENSAIOS BIOLÓGICOS
Esses ensaios biológicos de monitoramento ambiental, objetiva identificar e quantificar os organismos aquáticos presentes em um determinado habitat, a fim de se conhecer a biodiversidade e sua distribuição natural. Os resultados obtidos permitem detectar as condições em que o ambiente se encontra, identificando possíveis impactos ambientais e processos de eutrofização. Os organismos aquáticos podem ser divididos em três categorias de acordo com a sua capacidade de deslocamento: plâncton (organismos livres natantes), nécton (organismos que se movem na coluna de água) e bentos (organismos que podem viver fixos ou não no substrato).
Fitoplâncton/Cianobactérias:
São organismos autótrofos clorofilados, livres natantes, microscópicos. Desempenham importante papel na cadeia alimentar, além de atuarem no processo de renovação do ar atmosférico (fotossíntese).
Zooplâncton:
São organismos heterotróficos, sem capacidade fotossintética. É constituído por animais invertebrados de pequeno porte (rotíferos, cladóceros, copépodes, etc), vivem na coluna d’água e oferecem pouca ou nenhuma resistência às correntes.
Macroinvertebrados Bentônicos:
São organismos que vivem no substrato, fixos ou não, possuem pouca capacidade de movimento. O substrato pode ser rochoso, fragmentos de vegetais ou o sedimento de fundo de rios, lagos, lagoas, entre outros.
Clorofila-a:
Produto da fotossíntese.
Feofitina-a:
Produto da degradação da Clorofila.
Bio indicadores Aquáticos
Benefício
01
Confiabilidade no consumo e produção dos alimentos
02
Em conformidade com as legislações vigentes.
03
Em conformidade com as legislações vigentes.