ENSAIOS BIOLÓGICOS2018-10-15T12:11:54+00:00
Análises

ENSAIOS BIOLÓGICOS

Esses ensaios biológicos de monitoramento ambiental, objetiva identificar e quantificar os organismos aquáticos presentes em um determinado habitat, a fim de se conhecer a biodiversidade e sua distribuição natural. Os resultados obtidos permitem detectar as condições em que o ambiente se encontra, identificando possíveis impactos ambientais e processos de eutrofização. Os organismos aquáticos podem ser divididos em três categorias de acordo com a sua capacidade de deslocamento: plâncton (organismos livres natantes), nécton (organismos que se movem na coluna de água) e bentos (organismos que podem viver fixos ou não no substrato).

  • Fitoplâncton/Cianobactérias: 
    São organismos autótrofos clorofilados, livres natantes, microscópicos. Desempenham importante papel na cadeia alimentar, além de atuarem no processo de renovação do ar atmosférico (fotossíntese).

  • Zooplâncton:
    São organismos heterotróficos, sem capacidade fotossintética. É constituído por animais invertebrados de pequeno porte (rotíferos, cladóceros, copépodes, etc), vivem na coluna d’água e oferecem pouca ou nenhuma resistência às correntes.

  • Macroinvertebrados Bentônicos:
    São organismos que vivem no substrato, fixos ou não, possuem pouca capacidade de movimento. O substrato pode ser rochoso, fragmentos de vegetais ou o sedimento de fundo de rios, lagos, lagoas, entre outros.

  • Clorofila-a:
    Produto da fotossíntese.

  • Feofitina-a:
    Produto da degradação da Clorofila.