ANÁLISES EM CONDOMÍNIOS

Efluente

Aqueles Condomínios que possuem sua própria estação de tratamento de efluentes precisam analisar seu esgoto de acordo com a LAO (Licença Ambiental de Operação) do Condomínio. É mediante essa análise que conseguimos verificar se o tratamento da sua estação está sendo eficiente ou não. O IMA e os órgãos ambientais do Município cobram regularmente esse monitoramento. O não tratamento do seu esgoto pode ocasionar multas para o Condomínio e estará contribuindo para a contaminação do meio ambiente. A Lei que rege é o Conama 430/2011 e a Lei Estadual Consema 181 e 182 (Anteiga 14675/2009).

Caixa d'águas e Cisternas

A análise da caixa d'água consiste em coletar amostras da água armazenada e realizar testes laboratoriais para identificar possíveis contaminações. É importante verificar se a caixa d'água está limpa e bem vedada, evitando a entrada de sujeira, insetos e outros contaminantes.

Análises de Piscina

Envolve testes regulares para medir parâmetros como pH, cloro, alcalinidade e dureza da água. Esses testes ajudam a identificar e corrigir problemas, como desequilíbrios químicos, presença de bactérias ou algas.

Análises de Efluentes

Essa análise envolve testes para medir parâmetros como pH, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), demanda química de oxigênio (DQO), sólidos suspensos totais (SST) e presença de substâncias tóxicas.

Potabilidade

Apesar da qualidade da água ser de responsabilidade das Companhias de Saneamento ou dos sistemas alternativos de abastecimento, ela pode sofrer algumas alterações químicas ou microbiológica, devido as más condições do sistema hidráulico ou falta de higienização das caixas d’água, que frequentemente ficam longos períodos sem limpeza.
No Brasil a Legislação é a Portaria GM/MS 888 de 04/05/2021, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
É de responsabilidade do Condomínio verificar continuamente a qualidade da água distribuída.

Piscinas

A análise de piscina deve ser realizada mensalmente de acordo com a Legislação DVS 03/2016. Além de estar de acordo com a legislação é um respaldo para os síndicos e os condôminos que a água está própria para banho.

Muitas pessoas ignoram os perigos que as águas não monitoradas por laboratórios podem trazer, pois os microrganismos responsáveis em causar doenças não podem ser vistos a olho nu. Seguem algumas doenças que podem ser transmitidas pela água de piscina: Hepatite, Salmonela, Micose, Conjutivite, Infecções de pele, Verminoses, etc.

A principal maneira de EVITAR a transmissão de doenças  é o tratamento adequado da água. Essa garantia só é obtida através de uma análise feita em laboratório.

Conheça

Análises realizadas

As análises realizadas em condomínios têm como objetivo garantir a qualidade e segurança do ambiente. São realizados diversos tipos de análises.

Essas análises são essenciais para garantir a saúde e bem-estar dos moradores, além de cumprir as normas e regulamentos ambientais.

Aqui na Aquavita realizamos análises ambientais que contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente, e análises para controle de qualidade que garantem o bem estar dos consumidores.

Contato